Mundos Distintos-Pais e Filhos

30/09/2011 13:06

    Apesar da clara distinção criança/adulto-mundo infantil,mundo corporativom existe apenas um mundo. Um mundo-na sabedoria "popular" imposta-cão.

    Criar um filho num mundinho à parte, com coelhinhos da páscoa, papais noéis, musiquinhas chatas que grudam no seu cérebro e por lá permanecem-quem sabe?-até a sua morte, nunca fez parte do meu sonho de ser mãe.

    Por mais divertido que todo esse circo aparente ser, viver em um mundo inventado de mentiras e ilusões, convenhamos, não é benéfico para ninguém,muito menos para um cérebro, uma alma, um caráter e toda uma personalidade em formação.

    A infância, ao contrário do que a mídia, as escolas e instituições em geral pregam, não é um momento lúdicoe de fantasia, onde tudo é mágico e divertido.

    Ora se, nessa vida social e moderna que levamos, o que conta é a nossa inteligência, capacidade de oratória e retórica, raciocínio lógico, nada mais natural do que aprender a ser gente o quanto antes-desde cedo, desde o ventre. 

    Não seria então, a infância, um tempo, uma oportunidade única de fortalecer-se psicologicamente, fisicamente e socialmente para encarar o mundo feroz ou, no mínimo, para entender a adolescência e seus altos e baixos? E toda a vida que a segue?

    É na infância que devemos ser conscientizados, ao contrário de poupados. Enquanto, na tv, a programação básica baseia-se no apelo sexual, você "poupa" seu filho pequeno de conversar sobre tal ato animalesco que gerou a sua própria vida, faz parte da sua origem, foi onde sua vida iniciou-se! Sabemos que mensagens subliminares relativas ao sexo, bem como escancaradas ou mascaradas, predominam em diversos filmes infantis.

    Criou-se o tabu. "Nesta família não se fala sobre drogas, sexo, violência, dinheiro, cigarros, bebidas alcoólicas, política ou religião!"

    Se ele não quiser escovar os dentes, busque vídeos e fotos de crianças que passam por problemas bucais terríveis. Isso é poupar um filho. Poupá-lo de dentes podres, questões de saúde.

    Não tenha medo de chocar seu querido filho que acredita em coelhinho da páscoa e papai noel ou sua querida filha que acredita que fadas são reais ou que a Xuxa um dia virá visitá-la.

    Se você não fizer isso com seu filho, "o mundo cão" o fará. Deixe que Deus guie seu filho, não o deixe ser enganado, não o engane.

    Seu filho não que dar a mãozinha para atravessar a rua? Mostre a ele fotos de crianças que não tiveram a sorte de ter uma mãe para protegê-los, ou simplesmente não tiveram escapatória. Mostre a saída, seja a luz no fim do túnel. Dê o exemplo correto, dialogue.

    Nos filmes, clipes de música e jogos que seu filho aprecia, há sexo, mortes, mentiras e tantas outras sujeiras.

    Tudo bem, pois é tudo ficcão, é tudo "de mentirinha", bobagens desvirtuadoras. Passamos a ter três mundos, o dos adultos, o das crianças e o da ficcão, uma torre de babel confusa e que confunde. 

    Prepare seu filho ou sua filha para o mundo real. É fácil, alegre e cômodo viver num conto de fadas com seus filhos, onde tudo não passa de brincadeiras e felicidade.

    Lembre-se, eles serão prejudicados por não terem sido preparados para o que os aguarda, o futuro, o mundo como é, não como inventam ser.

    Crie guerreiros prontos a enfrentar as dificuldades da vida-financeira,social,cotidiana,funcional e não, fantoches, prontos para cair em qualquer armadilha.

    Ensine seu filho sobre tudo o que possa ser ensinado, não espere que a escola faça isso por você, ou a televisão, ou, pior, indivíduos mal-intencionados.

    Cuide do que é seu, ninguém fará isso por você. Depois não adianta chorar. Vai reclamar que seu filho é um alcoólatra? Você o alertou sobre os perigos da bebida de forma clara, paciente, amorosa, detalhada, quando ele era pequeno? Esperou até a adolescência, em que os jovens parecem não ter capacidade auditiva? Tarde demais.

    Quer que ele acredite na vinda do papai noel ou na existência de barões da indústria do tabaco, prontos para  viciá-lo, extorquir seu dinheiro e sua vida? Dos vilões em geral?

    Obs. Muitos podem ficar chocados com a técnica de mostrar a realidade nua e crua para seu filho mas, lembre-se, o que cria mais impacto no seu filho-soltar a sua mão, atravessar correndo a rua e levar um tapa na cara, no bumbum, seja lá onde queira, ou, ao chegar em casa, sentar para ver vídeos-acompanhado de seus pais-de acidentes automobilísticos e atropelamentos-com a devida escolha de imagens, explicação lógica e decente sobre os perigos que envolvem humanos e carros?

    Claro, o tapa pode ser muito mais impactante, no sentido de machucar, traumatizar, para que não repita o feito e leve outro tapa, causando danos emocionais e minando a relação de confiança para/com seus cuidadores.

    Mas explicar graficamente, fazer a criança visualizar e entender que trata-se de uma questão de segurança e bem-estar poderá trazer uma epifania, um impacto benigno, poderá fazer seu filho pensar, refletir, cuidar de si, sem precisar ser mal-tratada para tanto.

    Maltratar uma criança seria deixá-la indefesa, sob a carapuça da ignorância, à mercê de sofrer ou provocar um acidente.

    Não basta rezar pelo seu filho, é preciso fazê-lo entender do poder de Deus. A fé move montanhas.