Imitar

27/10/2011 08:58

Eu tenho um filho pequeno. Noto algo que um tanto me aborrece. Querem fazer meu filho imitar, seja uma ação, seja a televisão.

Existe a forte teoria consensual de que, imitando movimentos, o bebê aprenderá e se desenvolverá. Não sou contra imitações. Você deve fazer seu filho imitar seu movimento ao subir as escadas, ao usar talheres, ao mexer a boca para falar e muito mais.

Para mim, não se trata de imitação. Trata-se de captar uma instrução inteligente-como proceder realizar atividades corriqueiras, banais.

O conceito de imitação é simplório, se competindo com a complexidade da ação humana. Somos forçados a acatar a teoria de Darwin de macacos passamos a ser humanos. Sequer existe qualquer outra teoria equivalente, seja em fama ou em didática.

Silmples como querem doutrinar-nos a crer que ratos de laboratório são as melhores cobaias-quando, na verdadem os macacos (nós) o são.

A vida dos macacos e seus destinos estão atrelados aos nossos, mas não da maneira que os escritores da história didática nos revelam.

Estudando os macacos eles percebera, a rápida (senão instantânea) capacidade de assimilação à ordens, ambientes e comportamentos.

A arte de imitar. Macacos imitam compulsóriamente, adaptam-se com satisfatória facilidade socialmente, aceitam cativeiro, reverenciam seus dirigentes. Similar aos humanos.

Como, indiscutivelmente, é mais fácil prevenir do que remediar, os grãos-mestres administram e prevêem possíveis distúrbios em sua "ordem".

Ensinam você a imitar comportamentos estúpidos ecolocam idéias em sua cabeça. Através de ídolos da música, da televisão, do cinema, do telejornal, da propaganda, etc, etc, etc.

Existem cantigas ridículas de toda a sorte que insistem em ensinar para as crianças e sugerem que eu ensine para as minhas. Canções que não fazem o menor sentido, sem conteúdo de qualidade, uma mediocridade assustadora.

Um coro de crianças cantando coisas sem pé nem cabeça, aprendendo a serem uns pés-no-saco.

Brincadeiras idiotas, coreografias imbecis, estamos criando seres humanos admirávieis ou um bando de dementes?

Raciocine o resultado que as imitações trazem para seu filho a longo prazo-a vulnerabilidade da influência.

Não deseje que seu filho cresça querendo imitar atos alheios para sentir-se importante. Abandone velhas cantigas de roda, ou lamentáveis músicas pop atuais, incentive-o a criar suas próprias canções e composições.

A inteligência das crianças é infinita, porém precisamos saber ativá-la da maneira correta.

Faça seu filho ter senso do ridículo, senso crítico, bom senso em geral. Não conforme-se doutrinando-o no ultrapassado senso comum, é perigoso.

O senso comum é uma lata de lixo. Admiro meu filho por sua criatividade, não o faço me imitar pois não almejo que seu crescimento seja baseado em modelos a serem copiados. Cria a tendência.

Meu filho não é mais um na multidão, é um ser humano único.

Crianças não nascem para serem adestradas/recompensadas e sim para serem instruídas/conscientizadas. Convencer a criança a imitar determinado comportamento é patético. Respeite a sua liberdade.